segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Meio Ambiente e Desenvolvimento


A carteira de projetos ambientais do PNUD no Brasil, voltada ao desenvolvimento e à inclusão social, contempla iniciativas inovadoras que oferecem exemplos de como o meio ambiente pode servir de base para o desenvolvimento, promovendo a geração de emprego, renda e qualidade de vida. Ao garantir maiores oportunidades às populações mais pobres nas parcerias e no aprendizado mútuo, procura-se contribuir para a redução da pobreza e para a sustentabilidade ambiental, promovendo o desenvolvimento humano com respeito ao modo de vida das populações locais.
Cenários futuros do clima global projetam uma maior instabilidade do sistema climático, aumentando o risco para a saúde e os meios de vida das pessoas e aprofundando ainda mais as desigualdades. As mudanças climáticas são uma ameaça massiva ao desenvolvimento humano e já minam os esforços para reduzir a pobreza extrema.
Compreendendo a importância desse tema para o desenvolvimento, o PNUD implementa projetos e desenvolve a capacidade dos parceiros para reduzir as ameaças – impostas por mudanças climáticas - às perspectivas de desenvolvimento das populações mais pobres e vulneráveis, bem como para que se adaptem aos impactos das mudanças climáticas. Trabalha também para o fortalecimento da capacidade dos países para a mudança rumo a um padrão de desenvolvimento com baixos índices de emissão de gás carbônico.
Os cerca de 50 projetos em andamento englobam praticamente todos os temas de política, gestão e conservação, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida de populações, assim como conciliando os esforços para a redução da pobreza com a  conservação da natureza.
O PNUD é agência implementadora do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e do Fundo do Protocolo de Montreal. Dezenas de projetos são financiadas nas áreas de biodiversidade, mudanças climáticas, águas internacionais, desertificação e proteção da camada de ozônio, ajudando o país no cumprimento dos compromissos assumidos nas convenções internacionais relacionadas ao meio ambiente e ampliando a visibilidade e o respeito internacional das ações e posições brasileiras. 
http://www.pnud.org.br/projetos/meio_ambiente/


22 de setembro de 2010
Transcrito do blog original

Nenhum comentário:

Postar um comentário