sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Programa Raio de Luz de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS) não formal


NOSSA ATUAÇÃO

Atuando na defesa dos direitos sociais, temos na educação um direito fundamental e um instrumento-chave para mudar valores, comportamentos e estilos de vida. Para alcançar um futuro sustentável é necessário fomentar, entre a população, a consciência da importância do meio ambiente. Uma das formas de as pessoas adquirirem esta consciência, os conhecimentos e habilidades necessárias à melhoria de sua qualidade de vida se dá por meio da Educação Ambiental (EA).

OBJETIVO DO PROGRAMA

O Programa Raio de Luz de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS) não formal, destinado a crianças e adolescentes inseridos  na rede publica de ensino e a alunos com dificuldades de aprendizado, de todas as faixas etárias,   objetiva também a requalificação produtiva de um espaço ecopedagógico que nos foi cedido em comodato, muito próximo ao perímetro central da cidade,  transformando-o numa Sala de Luz Verde, local de reflexão e de troca de informações sobre as questões ambientais que afetam a vida neste planeta.

O local teve seu conteúdo econômico esvaziado em função de  restrições urbanísticas e ambientais, razão por que, ao se propor o  seu aproveitamento multifuncional dentro de  um foco social, objetiva-se também encorajar políticas e abordagens sistêmicas que integrem os aspectos sociais, econômicos e ambientais,  configurando-o como um espaço  de construção de uma cidadania ativa e um observatório dos direitos dos cidadãos.      

EIXOS  DE DINÃMICAS COMUNITÁRIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

§         Recuperação da Área de Preservação Permanente;
§         Horta Orgânica;
§         Cozinha Nutritiva

DÉCADA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL proposta pela UNESCO:
de 2005 a 2014

Mas o que exatamente é a década? É um conjunto de parcerias que reúne uma grande diversidade de interesses e preocupações. É um instrumento de mobilização e advocacia. E é um veículo de responsabilidade pelo qual os governos, organizações internacionais, sociedade civil, o setor privado e comunidades locais ao redor do mundo podem demonstrar seu compromisso prático em aprender a viver sustentavelmente.

 E é nesse contexto que estamos pedindo o seu engajamento ao nosso Programa, que também atende à recomendação da UNESCO no sentido de que a Educação Ambiental não seja feita somente nas escolas. Seus veículos devem ser a educação formal e não formal e os meios de comunicação de massa.

Venha conhecer nosso Programa, nossas Oficinas  e nosso espaço.
Engaje-se! Participe!
“O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo. “  (UNESCO-BRASIL)  

GLOCAL:

Pensar globalmente agir localmente.

 Eis o nosso Programa!



25 de abril de 2010
Transcrito do blog original

Nenhum comentário:

Postar um comentário