sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Resultados da reunião de 13.01.2009


Qualificação como OSCIP : o requerimento será submetido ao Ministério da Justiça assim que for publicado/aprovado o balanço da associação pelo Conselho Fiscal/ Diretoria/ Assembléia Geral , cujos dados já estão sendo fechados pelo contador;

Funcionamento da Associação (em teste) e Secretaria, a partir de 26/01/2009:

2a. e 4a. Feira - das 8:00 às 11 horas (Voluntário Bruno)
3a. e 5a. Feira - das 14:00 às 17 horas (Voluntária : Tomiko)

Reuniões Grupais (esquema com início em fevereiro/2009):
2a. e 4a. s quintas-feira do Mês: início 20 horas
próxima reunião : 12/02/2009
Nota : Importante a participação de todos nesse início de nossa associação. Grupos com mais experiência sugerem a participação mínima em 75% das reuniões para que os associados possam participar da deliberação de assuntos de interesse geral. 

Organização da biblioteca para abertura à comunidade :
Início : 24/1 - (Voluntários : Emília e Urano)

Hortaliças :
plantio : coordenação de Messias;
colheita/Distribuição : coordenação de Márcia .

Eventos sociais :
Cordenação : Zuleika ;
Divulgação : Marli/ Emília;
Liink com a comunidade : Regina;

Link com as universidades/empresas :
- Coordenação : Josimara

Atividades na Associação :

2a. Feira : início 20 horas : Reiki  - coordenação Glória

3a. e 5a. Feira - de 18:30 às 19:30 horas - Yoga -  Professor : José Paulo (início 27/01/09)

3as. Feira : Grupo de Orações (ecumênico)  : início 20 horas (já iniciado e aberto para interessados)

Karatê : dependendo de verificação de interesse da comunidade;

Natação : dependendo de apresentação de professor de educação física para assinar os estágios de alunos do curso.




Projetos-base :

Programa Raio de Luz de educação ambiental para a sustentabilidade
em ambiente não formal
Eixos de Sustentação  

Horta Orgânica : já iniciada;
 Recuperação da área de preservação (APP) : aguardando contato com Ana Maria, Coordenadora do projeto Farmácia Natureza da Sociedade Espírita Terra de Ismael.

Formatação inicial
 - dependendo de verificação de possibilidade de ser iniciado com alunos da Escola Estadual Professor Rosângela Basille;
- dependendo de voluntários para atuarem como monitores ambientais.

                                                            Formatação Geral
- dependendo de fechamento do programa para ser submetido ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

                    Anteprojeto de construção de uma ecovila urbana autosustentável

 Buscando a cooperação com organizações de âmbito local, regional, nacional e internacional com objetivos semelhantes para desenvolvimento do projeto e formatação do programa

 Notas Explicativas :
 I. A Associação recebeu, em comodato, o local onde está sua sede e as quatro glebas de terreno em anexo. Na parte construída (salão e piscina) serão desenvolvidas atividades como terapias alternativas, hidroginástica, karatê, etc, coordenadas pela ONG ou por cessão do espaço para desenvolvimento de atividades coordenadas por grupos ou profissionais diversos. A locação do espaço para atividades sociais somente poderá ocorrer por solicitação de associado efetivo. Esse associado se responsabilizará pela integridade do espaço (inclusive limpeza), pela condução do evento e pelo controle de seu término, para que não haja problemas com a vizinhança e com o patrimônio da associação.
II. Os associados respondem pelo custeio das despesas gerais da ONG . Atividades dentro dos programas-base poderão ser custeadas por grupos específicos (exemplo: horta orgânica). Atividades paralelas somente poderão ser oferecidas por profissionais associados à Estação Luz , com tabela de valores diferenciados ( associados terão desconto de 40% nas mensalidades).
III.  Os projetos-base da ONG (Programa Raio de Luz de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em ambiente não formal e o anteprojeto de construção de uma ecovila urbana autosustentável) deverão ser desenvolvidos nos terrenos anexos ao da Sede (parte não construída). A Recuperação da Área de Preservação Permanente e a Horta Orgânica integram o Programa de Educação Ambiental e são os eixos geradores de dinâmicas comunitárias, educação ambiental e alimentação saudável e sustentável . Esses dois eixos a princípio estão sendo iniciados mesmo sem a obtenção do título de OSCIP, razão pela qual nesse início é fundamental a participação voluntária de profissionais diversos. A partir da obtenção do título de OSCIP espera-se conseguir patrocinadores para os programas, que terão seus profissionais remunerados (com exceção da Diretoria);
IV  Para desenvolvimento dos projetos-base é essencial que se equacione a questão do IPTU, que, há mais de uma década, vêm sendo discutido com o Poder Público, que insiste em tributar inclusive a APP (Área de Preservação Permanente), considerada como um bem de interesse nacional e espaço territorialmente protegido, características que vedam o seu uso econômico direto. Esses projetos-base buscam sua auto-sustentabilidade e surgiram da necessidade de requalificação produtiva da área, evitando sua ociosidade e o desperdício de seu potencial ambiental (terra e água de excelentes qualidades). Possuem como tônica o bem comum, da comunidade e do Planeta .

.             " A consciência grupal do amor-sabedoria funciona na eletricidade da Força da Luz que ilumina o grupo, no atrito amoroso que há na união para o bem sem olhar a quem... "

20 de janeiro de 2009
Transcrito do blog original

Nenhum comentário:

Postar um comentário