sexta-feira, 23 de março de 2012

Empreendedorismo Social e a Água

Boa tarde,

Confiram abaixo uma solução simples e impactante para a sociedade.Uma história exemplar de empreendedorismo social:

Purificador de água portátil é alternativa para populações em áreas de risco

Fonte: Portal EcoDesenvolvimento
O filtro permite que populações de áreas sem acesso a água potável possam utilizar água de poços com segurança/Fotos: Divulgação
Atualmente mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não possuem acesso a água potável, mais da metade da população dos países pobres sofre de doenças relacionadas à água contaminada e seis mil – especialmente crianças – morrem todos os dias por consumir água imprópria. Para amenizar esses problemas a empresa dinamarquesa Vestergaard Frandsen desenvolveu o Lifestraw.
O purificador de água portátil pode filtrar mais de 700 litros de água insalubre de forma simples e segura. Ele mata e remove 99,999% das bactérias da água, 99% dos vírus e partículas de até 15 mícrons Além disso, ele não carece de energia elétrica ou de peças sobressalentes e é de fácil distribuição em massa, especialmente em áreas onde a água potável está contaminada.
O filtro é equipado com um sistema de três estágios de filtração de partículas que consiste numa resina baseada em iodina e carbono ativado granular. Quando a água é sugada, passa por filtros têxteis ultrafinos de modo a filtrar pó e sedimentos, assim como aglomerações de bactéria. No centro do tubo, vários meios incluindo iodina, vão matar e conter o restante das bactérias, vírus e parasitas, além de melhorar o sabor da água.

O equipamento pode durar até três anos se armazenados na sombra e exposto a uma temperatura de no máximo 30ºC
O instrumento foi desenvolvido como objetivo de alcançar as Metas do Milênio e ajudar a reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável até o ano de 2015. Distribuído em países onde o consumo de água salubre é um problema para grande parte da população, o produto pode ser comprado e doado para populações carente por qualquer um através do site da organização.
Utilização
Para utilizar, o usuário precisa apenas sugar a água de qualquer origem pela extremidade do Lifestraw. Seu sistema de filtros irá reter a sujeira, deixando passar a água salubre. Depois, basta soprar o bocal para retirar as impurezas da outra extremidade e guardá-lo ou pendurá-lo no pescoço.
O consumo de água insalubre
O acesso à água limpa é um problema real para pessoas que vivem em locais como a África ou o nordeste do Brasil. O consumo de água insalubre pode causar sérios problemas de saúde, especialmente em grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiências imunológicas.
Para seus fabricantes, a distribuição em massa do filtro poderá salvar vidas e transformar a realidade de milhões de pessoas. “Essa ferramenta de filtragem irá não apenas fornecer água potável, mas também terá um impacto positivo sobre a saúde das populações mais vulneráveis”, afirmam.
Pesquisas demonstraram que o filtro é uma das formas mais eficiente de evitar doenças como a diarréia. A doença mata 1,8 milhões de pessoas todos os anos e é a maior causadora de óbitos em pessoas portadoras do vírus HIV. Ela atinge cerca de 90% desses pacientes e é comum também entre crianças. Além da diarréia, o filtro evita doenças como disenteria, tifóide e cólera, além de Salmonela e outras bactérias.
Prêmios
O produto entrou na lista da Revista Forbes que elegeu “As dez coisas que podem mudar a forma como vivemos”, ganhou o prêmio Saatchi & Saatchi Award da World Changing Ideas e foi eleita a “invenção do século” pela Popular Science e pela Rotary.
Para mais informações sobre Sustentabilidade: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário